lua-users home
lua-l archive

Pessoal da lista, saudações.

Desculpem a pergunta um tanto 'de iniciante', mas comecei LUA há 3 dias, e trabalho na área de ciências biológicas. Estou vendo um imenso potencial em sua utilização, mas preciso provar isso para o pessoal com quem trabalho. Um pouco mais de esforço, e creio que posso chegar lá!

Lá vai:

    Para que eu obtenha funcionalidades extras, como utilizar 'add-ons' (COM, por exemplo, ou LUASQL), é necessário que eu gere um novo executável (compilar um novo programa em C), adicionando as bibliotecas de LUA com aquelas do 'add-on' desejado. Isso vai extender as possibilidades de utilização da interface lua.exe, ou eu terei que produzir uma nova interface para lidar com a recém compilada LUA + ADD-ON? Questiono isso devido à tentativa de utilizar os 'add-ons' disponíveis em 'users-wiki', não conseguindo executar os exemplos nem de LUACOM, nem de LUASQL. Exemplificando, em luacom, há 'luacom5-dll-test.exe' que não funciona, porém o 'luacom4-lib-test.exe' foi o único que operou no exemplo do ado. Referente à estes executáveis, preciso recompilar em um programa C, adicionando bibliotecas de 'LUA' + 'ADD-ON'? Não é possível simplesmente adicioná-lo como extensão da linguagem, no caso, apartir do próprio script.lua, sem a necessidade de recompilar?

Agradeço qualquer norte, pois já li os manuais disponíveis, mas sem ter obtido compreensão deste tópico: tanto em 'luacom', quanto em 'luasql' se fala em #include para os 'add-ons' e para LUA também.

hydrogen.