lua-users home
lua-l archive

Oi Luiz,

> Lua e' ou vai ser parte oficial de Debian?

Talvez o Lua vire parte oficial do Debian em algum momento, mas ainda
falta bastante -- eu nunca tive tempo pra me registrar como
desenvolvedor oficial, e o outro cara (Carlos Laviola) que estaria
interessado em empacotar o Lua, e que e' desenvolvedor, nunca mais me
mandou noticias e eu desconfio que ele tenha perdido o interesse.

Alem do mais pro pacote poder ficar oficial eu teria que adicionar um
changelog decente, que listasse todas as mudancas com relacao `a
versao oficial, examinar se as licencas de todos as arquivos sao
consideradas livres pela DFSG (e eu nem me preocupei com isso ate'
agora, e ate' cinco minutos atras eu nem lembrava qual era a licenca
do cgilua -- que, pelo visto, e' indefinida, e portanto nao-livre)...
Ou seja, por enquanto o pacote de Lua nao tem absolutamente nada de
oficial, e a propria falta de documentacao dele ja' deixa implicito um
"use por sua propria conta e risco e se der problema reclame comigo
antes de reclamar com os caras do Lua".

Vou deixar isso mais claro na minha proxima versao do pacote.

> Por favor, o "loadlib" que eu mandei para voce nao e' oficial.
> Voce esta' usando ele?
> --lhf

O loadlib que voce me mandou e' exatamente o mesmo que vinha na versao
do cgilua que eu tinha, que eu tinha pego de
<http://www.inf.puc-rio.br/~ana/cgilua-4.0.1b.tgz> em fins de maio. Eu
estou usando ele porque ele me parecia bem melhor do que a versao
hackeada que eu tinha feito, que era (modulo blocos de comentarios):

--snip--snip--
#include <lualib.h>
#include <lauxlib.h>
#include <dlfcn.h>

static int loadlib(lua_State *L) {
  void *libptr;
  lua_CFunction f;
  libptr=dlopen(lua_tostring(L, 1), RTLD_LAZY);
  if (libptr==0)
    luaL_argerror(L, 1, "dlopen cannot open shared library");
  else {
    f=dlsym(libptr, lua_tostring(L, 2));
    if (f==0)
      luaL_argerror(L, 2, "dlsym cannot find init function");
    else
      f(L);
  }
  return 0;
}

LUALIB_API void lua_loadlib_open(lua_State *L) {
  lua_register(L, "loadlib", loadlib);
}
--snip--snip--

e um usuario so' roda um Lua que tenha "loadlib" e amiguinhos se rodar
o programa "dllua" ao inves de "lua"; acho que isso deixa bem claro
que o loadlib nao e' oficial. Alias, eu tinha acrescentado as
bibliotecas de regexps e operacoes binarias do Reuben Thomas ao
liblualib; talvez seja melhor empurra-las para o libdllua tambem,
junto com as do loadlib.

Voce pode explicar melhor quais sao as suas preocupacoes e porque voce
esta' perguntando isso? Seria bom que nos pudessemos colaborar um com
o outro, ou pelo menos manter algum tipo de "paz dos bravos"... eu sou
aluno da PUC desde a graduacao (tou fazendo doutorado em Matematica
agora) e lembro de como o departamento de Informatica tratava os
alunos, em especial os de outros departamentos como eu, como inimigos,
e tendo a nao confiar nada nas intencoes de voces... bom, nao vou
ficar tentando resumir coisas que eu ja' escrevi muito melhor em
outros lugares; se voce tiver tiver curiosidade de^ uma olhada em:

  <http://angg.twu.net/eev-manifesto.html>
  <http://angg.twu.net/e/cipsga.e.html> - o primeiro bloco,
     "Um outro manifesto do eev"

E talvez esses dois aqui tambem, mas eles tem bem menos a ver...
  <http://angg.twu.net/tourism.html>
  <http://angg.twu.net/why-users.html>

[],
  Eduardo Ochs
  http://angg.twu.net/
  edrx@inx.com.br

P.S.: como voce ve^, eu sou um autodidata rancoroso e assumido... :)